sábado, 13 de junho de 2009

4 º Encontro - Oficinas e A produção textual - Crenças, Teorias e Fazeres

Apresentação da 3ª Oficina

Trabalho feito pela profª Sandra ( E. M. Olavo Bilac )

Comentário da professora:
" O trabalho despertou a curiosidade dos alunos pois, conheceram textos diferentes daqueles usados nomalmente. Foi analisado a estrutura de cada manual, destacando as características e o uso do verbo. Na 2ª parte, os alunos respoderam questões expressando o seu entendimento após a teoria. Cada aluno fez o seu texto instrucional: Regra do jogo, o bolo inventado."
O trabalho foi feito em etapas:
1º teoria
2º verbalizar
3º criar um novo texto.
A professora relatou que uma aluna que gostava de jogo contruiu a redação "Regra do jogo".


TP4 - A produção textual...

Na apresentação do TP4, foi elaborado um Power Point sobre intertextualidade e foram usados
alguns slides, como exemplo este do Chico Bento.


A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais.O intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão do texto. Ao relacionar um texto com outro, o leitor entenderá que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos.


Foi pedido aos professores que fizessem o Avançando na prática e Lição de casa, assim como suas oficinas.


TP4 - Tema Transversal - Diversidade Cultural - Letramento


I - Surgimento do termo Letramento
II - Alfabetização e Letramento. Qual a diferença?
III - O que é Letramento?
IV - O papel do educador no Letramento

I – O termo Letramento - surgiu na década de 80 do termo inglês literacy por Mary Kato que designava as habilidades de ler e escrever além dos processos linguísticos.


II – Alfabetização X Letramento - atualmente o ensino passa por um momento complicado, pois a criança em sua maioria é alfabetizada, mas não letrada.

Alfabetizado - É um atributo daquele que lê e escreve.
Letrado - É saber fazer o uso do ler e do escrever, saber responder as exigências de leitura e escrita que a sociedade faz.


III – O que é Letramento?

É o modo com que a escrita se apresenta em nossa sociedade, seus usos e as suas funções nas diferentes situações comunicativas.(Mary Kato)
Focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. (Tfouni)
É o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva exerce as práticas sociais que usam a escrita (Magda Soares)

IV – O Papel do Educador no letramento

Para o educador se tornar um “Professor – Letrador” necessário se faz que, primeiramente, ele obtenha informações a respeito do tema, as suas dimensões e sobretudo, a sua aplicação. Destacamos alguns passos fundamentais do desempenho do papel do “Professor – Letrador”.

1)Investigar as práticas sociais que fazem parte do cotidiano do aluno, adequando-as à sala de aula e aos conteúdos a serem trabalhados;

2) Planejar suas ações visando ensinar para que serve a linguagem escrita e como o aluno poderá utilizá-la;

3) Desenvolver no aluno, através da leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade;

4)Incentivar o aluno a praticar socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa, descobridora, crítica, autônoma e ativa, já que a linguagem é interação e, como tal, requer a participação transformadora dos sujeitos sociais que a utilizam;
5)Recognição, por parte do professor, implicando assim o reconhecimento daquilo que o educando já possui de conhecimento empírico, e respeitar, acima de tudo, esse conhecimento;
6) Não ser julgativo, mas desenvolver uma metodologia avaliativa com certa sensibilidade, atentando-se para a pluralidade de vozes, a variedade de discursos e linguagens diferentes;

7) Avaliar de forma individual, levando em consideração as peculiaridades de cada indivíduo;

8) Trabalhar a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar;

9) Ativar mais do que o intelecto em um ambiente de aprendizagem, ser professor-aprendiz tanto quanto os seus educandos;

10) Reconhecer a importância do letramento, e abandonar os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá, Maria Alice. Adorei essa sugestão dada por vc e copiei para mim. A cada encontro aprendo mais, estou gostando muito. Precisamos de coordenadora com vc, que não se limitou em verificar nosso trabalho, mas buscou um Programa que proporciona um crescimeto profissional e assim enriquece nossas aulas.

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