segunda-feira, 23 de novembro de 2009

10º Encontro - dia 23/11 - TP1 ( Unidades 3 e 4 ) O texto como centro das experiências no ensino de língua - A intertextualidade

TP1 Unidades 3 e 4

O texto como centro das experiências no ensino da língua

O Gestar II em Serópedica foi muito bem recebido pelos professores, pois todos buscavam por mudanças. No começo tivemos muitos professores inscritos, mas alguns desistiram no meio do caminho, agora quase no térmimo dos nossos encontros, estamos com 43 cursistas, dividos em dois turnos ( manhã e tarde ). É muito gratificante poder ver e participar da evolução dos meus cursistas, pois a cada encontro ou oficina que fazemos, percebo a mudança de postura com relação ao planejamento das aulas. Quero aproveitar o espaço para agradecer a todos vocês pelo interesse, entusiasmo e por me permitir aprender com todos.


Trabalhos dos alunos da Profª Letícia Campos da E. M. Santa Sofia
























Começamos nosso encontro pela leitura da seção 2 - Por que trabalhar com textos? pág. 106
Em seguida passamos para o Avançando na prática, onde os professores se dividiram em grupos para fazer um estudo e resumo do que foi lido.


















Oficina:
Sugestões para trabalhar com textos

1.Texto em tiras

a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo, aquele bem barato que se compra em metros. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo, de forma desordenada e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.

2. Horóscopo

Quem não gosta de dar uma espiadinha no seu horóscopo de vez em quando, que atire a primeira pedra.

a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certo a previsão feita pelo horoscopista...

3. Anedotas

Selecione algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra, de forma desencontrada,o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.

4. Tiras em Quadrinhos

a)Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.

5. Outra com tiras

a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.

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