sábado, 21 de novembro de 2009

9º Encontro - dia 16/11 - TP1 ( Unidades 1 e 2 ) Variantes Linguisticas: dialetos e registros - desfazendo equívocos

TP1 - Unidades 1 e 2

Linguagem e Cultura

Fizemos a abertura do nosso encontro apresentando o vídeo " Quixeramobim", para falarmos de linguagem e cultura.



Em seguida , nessa unidade chamada Variantes linguísticas: dialetos e registros, distinguimos normas e usos da língua buscando compreender como essas variantes se efetivam em nossa interação cotidiana. Revimos questões como dialetos e registros. norma culta e modalidades da língua. linguagem literária, paráfrases e paródias.

  • Seção 2 - Os dialetos do Português, teve como objetivo identificar os principais dialetos do Português.

Como atividade fizemos a leitura compartilhada do texto " CIÚME " de Lygia Fagundes Teles, onde os professores poderam trabalhar a questão da autoestima.


Ciúme


Eu tinha 9 anos quando a gente se
encontrou: o Ciúme e eu.
Era verão. Eu dormia no mesmo
quarto que a minha irmã. A janela
estava aberta.
De repente, sem nem saber direito
se eu estava acordada ou dormindo,
eu senti direitinho que ele
estava ali: entre a cama da minha
irmã e a minha. A noite não tinha
lua nem tinha estrela; e quando eu
fui estender o braço para acender a
luz, ele não quis:
“Me deixa assim no escuro.”
Que medo que me deu.
Senti ele chegando cada vez
mais perto. Fui me encolhendo.
“Pega a minha irmã” eu falei.
“Ali, ó, na outra cama. Eu sou pequena
e ela já fez 14 anos, pega
ela. Ela é bonita e eu sou feia; o
meu pai, a minha mãe, a minha tia, todo o mundo prefere ela: por que você não prefere
também?”
Mas o Ciúme não queria saber da minha irmã, e eu já estava tão espremida no
canto (a minha cama era contra a parede) que eu não tinha mais pra onde fugir, então eu
pedia e pedia de novo:
“Ela é a primeira da turma e eu tenho horror de estudar, olha, ela tá logo alí; e
ela é tão inteligente pra conversar! Ela diz poesia, ela sabe dançar, o meu pai tá
ensinando inglês e francês pra ela e diz que pra mim não vale a pena porque eu não
presto atenção, então você pensa que eu não vejo o jeito que o meu pai olha pra ela
quando todo o mundo diz que encanto de moça que é a sua filha mais velha? Pega,
pega, PEGA ela!”
“Não. Eu quero é você.”
E o Ciúme disse aquilo com uma voz tão calma que eu fui me acalmando. E o medo
meio que foi passando.
“Bom” eu acabei suspirando “pelo menos tem alguém que gosta mais de mim do
que dela.”
E aí o vento do mar entrou pela janela, soprou o Ciúme e apagou ele feito vela.


NUNES, Lygia Bojunga. A troca e a tarefa. In Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1985. p.51

Nenhum comentário:

Postar um comentário